Pressa para Emagrecer?

Pressa para Emagrecer?

Pressa para Emagrecer?

Todas as pessoas que querem emagrecer tem muita pressa e gostariam de emagrecer
muito rápido. Agora, será que emagrecer muito rápido acaba engordando tudo de volta? Muitas pessoas acabam falando isso: “Ah! Se emagrecer muito rápido acaba tendo aquele efeito sanfona e vou engordar tudo de novo”. Será que isso realmente acontece?

Eu fui fazer uma pesquisa na internet e encontrei um artigo científico muito bom e muito sério, onde, o cientista avaliou pessoas que emagreceram rapido e pessoas que emagreceram mais devagar. Ele chegou a uma conclusão muito importante! As pessoas que emagrecem muito rapido acabam perdendo muito mais massa muscular do que gordura. Elas acabavam até perdendo peso, mas, também perdiam mais músculo e gordura, fazendo com que o seu metabolismo diminuísse. Com o metabolismo baixo fica muito mais difícil manter o peso, portanto, essas pessoas voltaram a engordar tudo de novo.

Agora deve estar pensando: “Ah! Mas quanto posso emagrecer por semana ou por mês para poder manter o peso a longo prazo?” Dá para emagrecer bastante sim, por exemplo, uma pessoa que pesa 80 quilos pode emagrecer até meio quilo por semana ou seja 0,7 por cento do seu peso corporal por semana. Observe a tabela abaixo:

Então, uma pessoa com 70 quilos pode emagrecer até 500 gramas por semana. 500 gramas por semana não é tão fácil e também não é tão difícil. Agora, se você seguir essa tabela vai ser muito mais fácil manter o peso a longo prazo, tornando-se uma pessoa muito mais magra e mais saudável. Se você preferir dietas radicais é bem provável que você volte a engordar tudo de novo, porque, seu metabolismo vai baixar. Tenho certeza que você já ouviu falar assim: “Ah! Emagrecer os primeiros 10 ou 15 quilos é fácil, difícil é depois dos 10 quilos”. É óbvio que se você perder muito mais músculos do que gordura vai ser muito difícil continuar emagrecendo e para manter a massa muscular seria ideal também fazer um treino de musculação. Se não for possível não tem problema, agora o importante é não perder mais do que 70% do peso corporal por semana, assim, você será muito mais feliz e muito mais saudável.

Se você é profissional de saúde e trabalha ajudando pessoas a emagrecer, é personal trainer nutricionista, psicólogo, mesmo coaching, sugiro que entre aqui no link abaixo e baixe as 10 melhores ferramentas de coaching de emagrecimento. Lá tem os instruções de como ajudar o seu cliente a emagrecer de maneira rápida e saudável.

10 Ferramentas de coaching de Emagrecimento

Um abraço e até mais.