Ferramentas e sites online para coaches

Ferramentas e sites online para coaches

Aplicativos para auxiliar na rotina dos atendimentos de coaching

Já parou para pensar que pode existir um robô para te ajudar com os procedimentos de Coaching? Vivemos a nova era digital… Podemos e devemos aproveitar essas facilidades cada vez mais! Por isso separamos ferramentas e sites que poderão te auxiliar no seu dia a dia.

A maioria destas ferramentas é gratuita e elas poderão te ajudar tanto na vida profissional como pessoal! Pensamos em ferramentas que se adequam facilmente a rotina e a necessidade de um coach, ou um aspirante a coach… Além disso, elas podem ser aplicadas em diversas áreas profissionais, fique atento que você pode se surpreender.

Dividimos as ferramentas em 5 grupos principais, ferramentas para:

1. Organização de tarefas e projetos

2. Atendimentos online e vídeo conferências

3. Organização de ideias e documentação

4. Visibilidade

5. Uma plataforma desenvolvida para acompanhar seus processos de coaching

Então vamos lá! Nossa primeira categoria é a organização de tarefas e projetos!

Que atire a primeira pedra aquele que consegue organizar tudo na própria cabeça e confia 100% na sua memória! Existem diversas ferramentas para auxiliar as pessoas nesta empreitada, passando por agendas de papel, sites e aplicativos. Porém, selecionamos as 2 ferramentas que consideramos mais eficientes: o Todoist e o Trello.

Todoist

O todoist é um gerenciador de tarefas online. Essa ferramenta proporciona a possibilidade de você registrar todas as tarefas do seu dia, semana, mês e ano de maneira fácil, rápida em bem prática. Calma aí que já vou te explicar!

Você pode acessar o todoist de duas maneiras, pelo site ou pelo aplicativo. Com o seu login é possível gerenciar as suas tarefas de qualquer lugar (celular, tablet, computador…). Mesmo estando offiline, você pode fazer alterações nas tarefas e quando se conectar novamente o Todoist sincroniza e atualiza suas modificações. Basta acessar o site: https://todoist.com/pt-BR, fazer o seu cadastro e iniciar as atividades. Ele possui algumas funcionalidades pagas, porém, o módulo gratuito já é mais que suficiente para atender além das necessidades.

Fica aqui comigo que vou te mostrar!

Na lista de tarefas do todoist você pode adicionar as suas atividades na caixa de entrada, basta clicar no + e escrever a tarefa que precisa realizar. Na sequência você pode definir a data que aquela tarefa será realizada e também pode classificá-la dentro de 4 possibilidades de prioridade da tarefa (P1, P2, P3 e P4). Dando “ok” esta tarefa já estará salva no seu gerenciador. Quando a tarefa for realizada basta clicar no cantinho que ela será direcionada para a lista de tarefas cumpridas!

Você pode criar projetos dentro do seu gerenciador e classificar cada tarefa dentro destes projetos. Ainda é possível criar tarefas recorrentes (ex: toda segunda feira, todo dia 31…), compartilhar e designar tarefas para outras pessoas e adicionar lembretes e alarmes as tarefas.

Interessou? Dê uma olhadinha no vídeo explicativo que eles fizeram da ferramenta: https://www.youtube.com/watch?v=8ZKq0r-g87M

Como coach ter as tarefas bem organizadas te proporciona uma segurança nos processos diários, para não esquecer nenhuma atividade referente a algum cliente, transmitindo assim seu profissionalismo.

Trello

O trello é um ferramenta fantástica para gerenciamento de projetos e equipes. Ele é gratuito e proporciona a colaboração mútua e o aumento da produtividade de um time. Dentro do ramo de coaching, essa ferramenta pode te auxiliar na estruturação e divisão dos projetos como profissional liberal. Qual é o projeto de marketing do seu nome, o projeto de atendimento dos clientes… Se couber você também pode compartilhar um projeto no trello junto com o coachee ou um colaborador da sua equipe.

Como a ferramenta anterior, ele também pode ser acessado pelos navegadores de internet e pelos aplicativos de celular. O Trello funciona em formato de quadros, onde você pode configurar diferentes projetos, adicionar as atividades relacionadas aquele projeto, designar cada atividade ao seu responsável, definir a data de entrega, complementar com imagens, descrições, check lists, anexos…

Essa é uma ferramenta super personalizável e com diversas opções. Você pode configurar o seu dashboard (tela inicial) da maneira que melhor lhe convém.

Para iniciar, basta criar um login no site: https://trello.com/. Você pode conferir um pouco mais da ferramenta em: https://www.youtube.com/watch?v=5_zQRdWR8FY

Nossa segunda categoria são atendimentos online e vídeo conferências!

Essas duas primeiras ferramentas já são um pouco mais conhecidas, então vou citá-las rapidamente e me concentrar em explicar melhor a última delas.

Na era digital, fazer atendimentos de coaching a distância (na modalidade online) é muito comum e super eficiente. Para nos ajudar com essas conexões alguns aplicativos já são bem conhecidos, você pode utilizar:

Skype

Ferramenta da Microsoft disponível em: https://www.skype.com/pt-br/

WhatsApp

Ligações de vídeo pelo WhatsApp através do aplicativo de celular

Zoom

Essa é uma ferramenta “nova” para vídeo conferências e reuniões com mais estabilidade nas conexões. Diferente do Skype, ela não é uma rede de contatos onde você se comunica quando está online por chat ou vídeo, e sim uma ferramenta exclusiva para as vídeo conferências, onde um link da sala de reuniões é gerado e as pessoas que possuem esse link podem ingressar a reunião. Ela é gratuita até um certo número de participantes e atende super bem uma sessão de coaching remota. Além disso, dentro dela é possível gravar a conferência, se comunicar por mensagem e transferir arquivos. Você pode criar o seu login em: https://zoom.us/pt-pt/meetings.html. O acesso pode ser via navegadores de internet ou pelo aplicativo de celular.

A terceira categoria de ferramentas selecionadas é a organização de idéias e documentação

Não sei se você já ouviu falar, mas existe um método de organização de conteúdos que se chama mapa mental.

O mapa mental é um diagrama sistematizado pelo inglês Tony Buzan para organizar ideias, informações, tarefas e conceitos com a finalidade de esclarecer e organizar fragmentos mentais. Ele possibilita, com extrema facilidade, a compreensão e solução de problemas, memorização e potencialização dos processos de aprendizado. Consiste em uma estrutura organizada a partir de um tema central ligado a diversas ramificações, que representam as conexões entre porções de informação sobre um tema ou tarefa. Os elementos são arranjados intuitivamente de acordo com a importância que você define para ele. A representação gráfica é feita de maneira radial, e não linear (listas), estimulando a imaginação e o fluxo natural de ideias.

Existem alguns programas e aplicativos que facilitam a criação de mapas mentais digitais, separamos dois deles que são super eficazes e de fácil utilização.

FreeMind

O primeiro chama-se FreeMind, consiste em um programa pioneiro na construção de mapas mentais. Sua instalação necessita de download e com o software instalado é possível criar e ajustar diversos tipos de mapas e diagramas. Este é um programa gratuito. Basta criar um novo mapa e navegar dentro dos menus laterais e superior para construir e complementar o seu mapa mental. Seguem algumas telas da interface do programa:

Dentro do mundo do Coaching, fazer mapas mentais pode te ajudar a conectar ideias e projetos, fazendo com que a sua criatividade seja estimulada e as conexões sinápticas aconteçam com mais facilidade. Outro benefício dos mapas mentais é a agilidade em organizar e registar ideias e informações.

Mindomo

Um segundo programa de construção de mapas mentais eficiente chma-se Mindomo. Esta é uma plataforma online, que não precisa de instalação, porém, ele possui uma versão gratuita e uma segunda versão paga. Como o mindomo além dos mapas mentais, é possível criar apresentações de slides a partir do mapa e compartilhá-lo com mais pessoas. Dentro da plataforma os materiais podem ser acessados e até mesmo editados simultaneamente por vários usuários.

Você consegue acessar os mapas mentais através de qualquer dispositivo com conexão a uma rede de internet. Também é possível fazer download dos mapas em diversos formatos incluindo .pdfs ou arquivos compatíveis com outros programas de construção de mapas mentais.

Mais informações também podem ser acessadas no link: https://www.mindomo.com. Abaixo uma tela exemplificando um mapa feito com esta ferramenta:

Além dos dois programas citados, existem diversos outros aplicativos e sites que auxiliam na construção de mapas mentais, como: mindnode, mindmeister e cooggle. Sendo o último gratuito, online e com diversas funcionalidades como compartilhamento e construção colaborativa.

Google Docs

Ainda dentro da categoria de documentação, achamos importante comentar sobre uma poderosa ferramenta chamada google docs. Pra quem não conhece, o google desenvolveu suas próprias ferramentas de trabalho. Composto por 4 tipos de documentos, a plataforma disponibiliza gratuitamente uma ferramenta para criar documentos em texto, planilhas, apresentações de slides e formulários. Para utilizar essas ferramentas basta possuir uma conta do gmail e iniciar o login.

Todas os documentos produzidos na plataforma são armazenados online, com possibilidade de acesso em diversos dispositivos. Os formatos dos arquivos podem ser facilmente convertidos para o padrão office (word, excel e powerpoint) ou outros formatos para arquivamento e impressão.

Uma característica muito boa destas ferramentas é que qualquer edição feita nos documentos é salva instantaneamente pelo google, bem como o histórico de alterações também. Possibilitando assim duas facilidades, o menor risco de perder o material produzido e a facilidade em compartilhar documentos para visualização ou edição mútua entre equipes.

Para acessar qualquer uma das ferramentas basta entrar nos links abaixo:

A quarta categoria de ferramentas que podem ajudar você como coach tem relação com a visibilidade

No mercado autônomo é importante ser visto e lembrado. Para isso, necessitamos de ferramentas eficientes de marketing pessoal. Como vivemos em um mundo globalizado onde nada escapa das telas de um computador, ou onde tudo pode ser encontrado no buscador do google, é importante saber se posicionar nestes meios de comunicação também.

O primeiro passo para se tornar conhecido nas ferramentas digitais é criar um site próprio e uma página nas redes sociais. Se posicionando como profissional, descrevendo bem seus campos de atuação, seus sucessos nesta caminhada e deixando tudo com o seu estilo profissional. Existem diversos especialistas de design e programação que podem te ajudar nesta missão. Você também vai encontrar facilmente dicas e tutoriais na internet de como fazê-los por conta própria.

Quanto a sua visibilidade gostaríamos de explicar brevemente duas importantes ferramentas que podem alavancar os seus negócios. As mídias pagas para propaganda.

Atualmente existem duas grandes distribuidoras de anúncios que “dominam a internet”. São elas o Facebook Ads e o Google Ads. É claro que em só post como esse não seria possível te explicar exatamente todas as funcionalidades destas plataformas, mas a ideia aqui é te passar uma visão geral e direcionar as suas buscas por conteúdos que façam sentido para sua estratégia de marketing.

Facebook Ads

O facebook ads é uma plataforma de anuncios que atinge prioritariamente os publicos que estão navegando nas redes sociais Facebook e Instagram. Lá dentro desta plataforma você consegue fazer anúncios de imagens e vídeos, segmentadas para públicos específicos. É possível ajustar o seu orçamento de gastos para uma determinada campanha e direcioná-la para públicos que terão interesse nos seus serviços.

O gerenciador de anúncios do Facebook ads se responsabiliza por entregar esses anúncios para os públicos que você delimitar. Esses públicos podem ser construídos a partir de uma localização (ex. Para uma cidade, ou para um bairro específico, ou para um raio de X quilômetros de uma determinada rua…), você também pode determinar a idade e o gênero das pessoas que irão ver o seu anúncio, é possível determinar os interesses de quem deverá receber a sua oferta (ex. Pessoas que tem interesse em academia, pessoas que tem interessem em páginas específicas de emagrecimento, pessoas que seguem páginas de dietas…), entre outras diversas possibilidades. Dentro do gerenciador de anúncios é possível acompanhar diariamente os resultados e os gastos da sua campanha e na sequência fazer as alterações necessárias. A imagem mostra de maneira genérica onde seus anúncios podem aparecer dentro da rede social.

Para ter uma ideia da “cara” dessa ferramenta segue a imagem do gerenciador de anúncios, onde todas as configurações das campanhas serão feitas.

Para entender como começar e quais são as funcionalidades do Facebook Ads, você pode acessar a Central de Ajuda da plataforma no link: https://www.facebook.com/business/help

Google Ads

O Google Ads possui basicamente a mesma função que o facebook Ads, porém, seus mecanismos de entrega dos anúncios são através das pesquisas do google, do youtube e dos sites parceiros do google. Nessa ferramenta é possível fazer 3 tipos de campanhas: campanhas de pesquisa, de imagens e de vídeos.

As campanhas de pesquisa, de forma generalista, são construídas por palavras chave, onde o seu anúncio aparecerá para pessoas que pesquisarem determinadas palavras (selecionadas por você) dentro do google.

As campanhas de imagens, também chamadas de banners ou display, são campanhas que aparecerão para o seu público segmentado quando as pessoas entrarem em sites pertencentes às redes parceiras do google, assim, a imagem e o link do seu anúncio aparecerão nos cantos superior, inferior e nas laterais destes sites. Segundo o google, os sites da rede de display alcançam mais de 90% dos usuários da Internet em todo o mundo.

As campanhas de vídeo são aquelas responsáveis pelos vídeos de propaganda que aparecem no youtube, antes de um determinado vídeo de interesse do usuário. Todas essas campanhas podem ser direcionadas a públicos personalizados e seus resultados também podem ser acompanhados diariamente.

Na imagem, conforme a ordem de explicação, estão os 3 tipos de campanhas brevemente exemplificados.

Abaixo a imagem do gerenciador de anúncios do Google Ads. Para saber mais sobre a ferramenta acesse o link de suporte do google: https://support.google.com/

De forma bem breve e resumida essas são as duas plataformas mais eficientes para fazer anúncios sobre a sua marca pessoal como coach. É claro que dentro de cada uma delas existem diversas configurações e potencialidades que não foram exploradas no texto, porém, o intuito é saber que essas ferramentas existem, que são diferentes e que podem ser utilizadas para alavancar a sua marca.

As duas podem ser configuradas por você mesmo, o suporte telefônico do google ads é super eficiente e a central de ajuda do Facebook Ads também é bem completa.

Dependendo do seu orçamento para marketing vale a pena contratar um profissional para te ajudar com esta lacuna. Porém, existem materiais muito completos que podem te auxiliar a estudar as ferramentas e executá-las por si só.

Como última categoria e não menos importante, selecionamos uma plataforma desenvolvida para acompanhar seus processos de coaching.

Sistemize

Essa é uma plataforma completa que te ajuda a acompanhar os seus coachees, a documentar todo processo, realizar vídeo chamadas, gerenciar seus arquivos, realizar pagamentos dos processos, encaminhar mensagem comum e individual para seus clientes, criar o seu próprio site, entre outras funcionalidades.

É uma ferramenta paga, porém, possui 15 dias gratuitos de teste, assim você pode verificar se se adapta a plataforma antes de contratar qualquer produto.

Você pode encontrar mais informações neste link: https://www.sistemizecoach.com

Acreditamos tanto na eficiência da ferramenta que dentro da nossa Formação de Coaching de Emagrecimento possuímos um bônus em vídeo explicando o passo a passo de como gerenciar e utilizar a ferramenta.

Espero que tenham gostado e aproveitem as dicas!

Até breve!