6 variáveis que governam a sua vida e seu processo de emagrecimento

6 variáveis que governam a sua vida e seu processo de emagrecimento

6 Variáveis que governam a sua vida e seu processo de emagrecimento

Você sabia que para qualquer decisão que você toma na vida 6 variáveis interferem na sua escolha? Pode ser uma decisão simples como correr na esteira ou fazer aula de bicicleta ou mesmo uma decisão complexa, como escolher uma faculdade ou mudar de emprego… Em todas elas essas variáveis estão participando da sua escolha.

O mesmo acontece quando você faz a matricula em uma academia nova, quando você decide comer X ou Y e até mesmo interfere nos seus processos de motivação para atingir a sua meta de emagrecimento. Entendendo cada uma delas e sabendo exatamente onde “mexer” você pode transformar os seus resultados.

Existe estrutura que organiza e exemplifica essas 6 variáveis… Esta organização foi criada na década de 70 por dois cientistas Robert Dilts e Gregory Bateson. Chama-se modelo de níveis neurológicos ou níveis lógicos da experiência. Ele classifica as estruturas mentais dos seres humanos em níveis, que têm uma forte interação entre si.

Chega de suspense… Vamos ao que interessa, as 6 variáveis são: ambiente, comportamentos, capacidades, crenças e valores, identidade e sistema. Calma… sem desespero, vou explicar cada uma delas com detalhes!

O AMBIENTE é literalmente o lugar onde você passa as suas experiências de vida. Ele determina as oportunidades, as restrições e também interfere nos pensamentos. Está relacionado ao onde e quando, envolvendo o lugar, o momento e as pessoas presentes nas suas situações de vida. Por exemplo, se você quer emagrecer e vive em um ambiente que não é muito adequado para conseguir o seu objetivo, as suas dificuldades serão maiores… Imagine, em qual das duas situações é mais fácil emagrecer:

Opção 1 – Em uma casa onde nunca tem nada na geladeira (por falta de organização da rotina de ir ao mercado) e todas as noites a janta é fast food (Pizza, sanduíches, frituras …)

Opção 2 – Em uma casa onde a geladeira sempre tem algumas frutas pré preparadas, lavadas, cortadas, vegetais pré cozidos, lanches rápidos, uma proteína de preparo fácil…

Com certeza o segundo ambiente é mais propício para o seu objetivo e só depende da sua organização de tempo para ser efetuado.

Os COMPORTAMENTOS estão relacionados às atitudes, incluindo pensamento e ações criadas por você dentro do seu ambiente. Você já sabe vários comportamentos que te ajudariam a chegar à meta desejada, o passo que falta é torná-los hábitos… Ainda no exemplo anterior, para que você possa criar um ambiente propício ao emagrecimento e uma melhor alimentação é importante ter um um comportamento diferente, começando por planejar o dia e horário para as compras da semana e o pré-preparo dos alimentos, que pode ser feito em um dia só e armazenado para o restante da semana.

Sobre comportamentos e hábitos, vários estudiosos de neurociência, incluindo Maxwell Maltz, um psicólogo pioneiro da teoria dos 21 dias, afirmam que para um comportamento se transformar em um hábito e assim ser executado de maneira mais automática e com menos esforço, o tempo médio de repetição consciente deste comportamento deve ser por pelo menos 21 dias.. Então acalme-se, nos primeiros dias pode ser um pouco mais trabalhoso, porém, se você for persistente, com o passar dos dias esse comportamento irá exigir menos energia e irá se tornar automático.

As CAPACIDADES, tem a ver com as habilidades e estão relacionados ao como fazer. As capacidades de cada um só podem ser observadas quando elas colocam em prática cada um dos seus comportamentos, pois elas guiam os comportamentos. Nossas capacidades podem sempre ser aprimoradas, por exemplo, quando você começa a fazer musculação não tem a capacidade de fazer 10 abdominais, porém, com o passar dos dias treinando e aprimorando você pode fazer 20 abdominais com uma facilidade imensa, neste caso você desenvolveu uma capacidade física. Existem outras capacidades que devem ser desenvolvidas, como por exemplo; capacidade emocional, intelectual, comunicação… No processo de emagrecimento, pode ser que no início faltem algumas capacidades, como a facilidade para cozinhar comidas saudáveis, mas com algumas tentativas e receitas com certeza você irá dominar essa capacidade.. E ainda conseguirá fazer com que essas comidas seja deliciosas para o seu paladar.

As CRENÇAS são os princípios que guiam as nossas ações e dão significado às atitudes, valores são os porquês de cada uma das atitudes, estão relacionados ao que é importante para cada um de nós. As crenças e valores direcionam a nossa vida, agindo tanto como permissões como proibições. Por isso, é importante prestar bem atenção no que acreditamos e porque. O primeiro passo para atingir o seu objetivo de emagrecimento é acreditar nele e saber que ele é possível!! Esse passo é imprescindível para TUDO. Se você não acredita ou tem dúvidas sobre a sua meta de emagrecimento, volte e ajuste ela… Pode ser alguma alteração que precise fazer a mais no ambiente, no comportamento, nas capacidades, ou simplesmente uma conversa com seus orientadores (professor de ed física, nutricionista, amigo que emagreceu bastante)… Opa… Se ainda não se convenceu e acreditou fielmente na sua meta, não prossiga a leitura… aproveite este tempo para alinhar esse ponto principal do seu processo.

A IDENTIDADE inclui o papel da sua missão, como você se enxerga como pessoa. Ela inclui todas as áreas da vida, emocional, espiritual, financeira, amorosa… Ela é construída ao longo da vida e baseada essencialmente nas suas crenças e valores, mas é resultado da interação de todos os níveis em conjunto. Nossa identidade é uma só, mas podemos dividi-la didaticamente, podemos nos enxergar como: a identidade do João no trabalho, o João em casa, o João com a família… A identidade carrega a maior força que o ser humano pode conseguir, isto justifica porque as pessoas de maior referência que observamos no nosso dia a dia, tem missões claras e trabalham a vida inteira para atingi-la! É assim que deve encarar a sua identidade magra, como uma missão de vida, algo que será transFORMADO e permanecerá para sempre, pois agora não será mais a Identidade do Gordo e sim criará a Identidade MAGRA, com uma missão clara e específica!

O SISTEMA extrapola você, ou seja, é tudo aquilo que está além de você. Por exemplo: A sua família é um sistema, você tem o seu papel e as outras pessoas tem papeis, às vezes, diferentes do seu, mas que contribuem para que o sistema continue funcionando; outro exemplo é o nosso trabalho, cada pessoa tem um papel dentro deste sistema, fazendo com que este sistema funcione ou não.

No processo de emagrecimento é igual, será que o sistema onde está inserida contribui para o seu objetivo? Se não, deve interferir no sistema negociando algumas atitudes para que consiga emagrecer mais facilmente e consiga de uma vez por todas mudar o seu Estilo de Vida.

Para finalizar gostaria de deixar uma prática para você. Observasse a figura abaixo e pense, quais são os Níveis Neurológicos que o João Magro possui… ou seja, qual deve ser as crenças, valores, capacidades, tipos de atitudes, ambiente e finalmente, como o João Magro se relaciona com os Sistemas que ele está inserido, descreva caso se sinta à vontade… será que você não poderia usar estas informações a seu favor? Aproveite para criar a sua identidade de “magro” (de quem atingiu a meta):