Celebrar com seu Cliente os pequenos passos pode ser a chave do seu sucesso!

Celebrar com seu Cliente os pequenos passos pode ser a chave do seu sucesso!

Celebrar com seu Cliente os pequenos passos pode ser a chave do seu sucesso!

Pois é… Que atire a primeira pedra quem nunca iniciou um projeto e parou, nossos clientes tambem já passaram! Isto acontece por várias razões, mas uma das principais é a falta do Neurotransmissor Dopamina.

Dopamina é uma substância liberada pelo cérebro em várias situações diferentes, mas a principal para a gente é a seguinte: ela é liberada como recompensa. Por exemplo: Eu jogo tênis, todas as vezes que eu ganho um ponto difícil ou ganho o jogo, libero Dopamina como recompensa de todo esforço que fiz para ganhar aquele ponto. Por isto, os jogadores tem picos de motivação fortíssimos quando fazem um ponto, fazem um gol, o mesmo acontece quando alguém consegue comprar algo que sempre desejou e trabalhou muito para conseguir. E quem perdeu? pois então… Quem perdeu ficou sem a Dopamina, ficou só com o cortisol, adrenalina, que foi liberado durante todo o estresse que ele passou!! Agora é que vamos conectar com o Emagrecimento!

Nosso desejo era que nosso cliente fosse auto motivado e que tudo acontecesse somente com a prescrição da dieta e dos exercícios! As vezes, a pessoa tem um desejo tão forte pelo resultado final que ela mesma consegue fazer tudo sozinha, mas vamos falar a verdade: Quantos clientes iguais a este você tem hoje? São raríssimos! Então devemos assumir esta responsabilidade para ajudar nosso cliente! Doses de Dopamina frequentes vão impulsioná-los.

Veja o que o Crossfit entendeu, ele criou uma competição com os exercícios funcionais, uma ideia genial, foi brilhante… Não estou me referindo se é seguro ou não, estou me referindo ao entendimento da Dopamina no cérebro e a consequência disto. Todos os dias tem desafios, para que a pessoa se supere diariamente e tenha as doses de Dopamina, que, por sinal, são viciantes.

Então agora vamos ver os passos e algumas estratégias para liberar Dopamina no seu cliente. São apenas 4 passos: o desafio, a liberação da Dopamina, a Celebração, para a gente possa estender o máximo possível o efeito da Dopamina, e a ancoragem para lembrarmos no futuro o que aconteceu.

O primeiro é o DESAFIO, o desafio tem que ser grande o suficiente para que ele se estresse realizando. Não adianta colocar um desafio ridículo, pois, ele não terá a sensação da recompensa, porque não houve esforço algum para chegar no objetivo, também não pode ser grande o suficiente pois senão ele ficará somente com os hormônios e neurotransmissores de estresse. Pense no jogo de Crossfit, se o desafio for insuperável, ele acabará se desmotivando pois nunca consegue a recompensa da Dopamina.

O segundo é muito SIMPLES, se vc acertou na dose do desafio, você terá Dopamina em grande quantidade, senão vai ter uma baixa quantidade, ao longo da sua experiência você vai calibrando melhor com seu cliente e encontrará com certeza o desafio correto e com níveis de Dopamina equilibrados.

O terceiro passo é a CELEBRAÇÃO, aqui é um ponto crucial do processo, celebre o máximo possível todas as conquistas, torne a vida do seu cliente uma festa de conquistas, mesmo quando o passo for pequeno, faça disto motivo de grandes celebrações. Assim, vai potencializando o efeito da Dopamina no cérebro dele! O mais legal é que pode até falar para ele o que está fazendo, pois, independente se ele sabe ou não da existência da Dopamina, vai funcionar de qualquer jeito. Se você deixar para celebrar somente quando o Resultado a longo prazo chegar, ele ficará sobre efeito do Cortisol o tempo todo até chegar. Você concorda comigo que precisa de muuuuita motivação para ficar estressado durante 6 meses e depois ter apenas UMA dose de dopamina? Não é a toa que o efeito sanfona existe, a pessoa tem apenas UMA dose de recompensa durante 6 MESE e comendo ele tem a liberação imediata das recompensas, assim fica difícil.

Então, quando falamos que em nosso método as pessoas emagrecem naturalmente, além de tudo que oferecemos aos nossos clientes, também o ajudamos nas celebrações. Ela celebra muito mais em nosso processo do que ela consegue comer, aí o processo de emagrecimento se torna muito mais recompensador. Vou te dar alguns exemplos de Celebração: ás vezes as pessoas acham que tem que comprar uma Ferrari para celebrar, mas não precisam, pode ser um banho delicioso, comprar uma calça um número menor, convidar alguém especial da família para um pequeno passeio… Você mesmo celebrar com ele dando um abraço apertado e falar que ele é um grande exemplo.

E por último, o quarto passo é a ANCORAGEM DA EXPERIÊNCIA, quando estiverem no auge da celebração e você perceber que seu cliente está super empolgado, crie com ele algum símbolo que represente esta conquista e esta celebração… Pode ser um abraço no filho, pode ser um gesto de vitória, pode ser uma palavra, uma música que ele só ouve em situações de vitória, quando mais diferente for, melhor, senão ele fica disparando toda hora a âncora que criaram e perde o sentido. Ah!! E lembre-se que VOCÊ tem que ajudar ele a criar este estado eufórico.

E se você quer conduzir com precisão seu cliente até o objetivo dele, inscreva-se para a próxima turma de Coaching de Emagrecimento: Formação MindSlim

Caso tenha alguma dúvida deixe aqui nos comentários. Quem sabe sua dúvida virá tema do nosso próximo vídeo.

Abraço, nos vemos em breve.